Integração com outras tecnologias de segurança é a chave para um sistema de defesa perimetral eficiente.

Quando o assunto é segurança de perímetro, o entendimento fica impreciso quando olhamos para mundos que se chocam. Segurança de rede e segurança física. Portanto, uma abordagem holística da segurança de perímetro é aquela que define a primeira linha de defesa de uma instalação. A tecnologia é projetada para detectar, deter, atrasar e impedir a entrada. Um conceito comumente descrito como “Círculos Concêntricos de Proteção”, que envolve o uso de múltiplos “anéis” ou “camadas” de segurança. A primeira camada está localizada na fronteira do local. Camadas adicionais são disponibilizadas conforme alguém se move em direção ao interior da construção tentando chegar ao patrimônio mais valoroso.

Em TI, segurança de perímetro define os pontos frágeis de contato que os hackers procuram para invadir uma organização. Para os praticantes da segurança física, segurança de perímetro é um conceito tão básico quanto pode ser.

Pode ser um conceito básico, mas, as tecnologias avançadas que caracterizam as opções do usuário final são tão variadas quanto inovadoras.

O Que é o PIDS?

As mesmas coleta e análise de dados, que têm guiado tanto a vigilância por vídeo quanto o controle de acesso, têm sido a base para algumas das mais exclusivas e impactantes tecnologias desenvolvidas para o mercado de proteção de barreiras e Sistemas de Detecção de Invasão de Perímetro (em inglês: Perimeter Intrusion Detection System – PIDS).

Evoluções e tendências recentes em tecnologia têm causado um impacto direto na performance e evolução dos sistemas PIDS. E elas incluem desenvolvimentos em processamento de sinais, inteligência artificial (IA), machine learning, análise de dados, assim como melhoramentos em tecnologia da computação e sua capacidade de processamento. Alavancando algumas dessas novas tecnologias e desenvolvimentos, a qualidade, confiabilidade e performance dos sensores PIDS podem ser aprimoradas significativamente, de acordo com Erick Reynolds, PSP, que é vice-presidente da Future Fibre Technologies (FFT), nas Américas. Future Fibre Technologies é uma empresa de tecnologia em fibra ótica baseada em Melbourne, na Austrália, com seu QG nos Estados Unidos em Mountain View, California.

A medida de performance mais importante para qualquer sistema PIDS é a sua habilidade de manter uma alta probabilidade de detecção (em inglês, probability of detection – POD) de intrusões enquanto minimiza alarmes disparados por eventos casuais como vento, chuva, tráfego ou outras atividades corriqueiras. Aumentar, simplesmente, a sensitividade para aumentar a POD também gera um aumento na sensibilidade para eventos casuais. Para que a balança pese a favor da POD, são necessários algoritmos avançados e inteligentes para que o sistema PIDS consiga se adaptar a diferentes ambientes e, inteligentemente, aprenda a discriminar o que é uma intrusão e o que é um evento casual. “A habilidade de se adaptar automaticamente a condições que variam constantemente é uma funcionalidade particularmente importante para reduzir a necessidade de afinar periodicamente o sistema, ” afirma Reynolds. “Avanços recentes em TI e outras técnicas de processamento de dados e sinais estão sendo alavancadas para fazer os sistemas PIDS com cabos de fibra ótica ainda mais inteligentes. Hardwares de computação de última geração, com poder de processamento em crescimento constante, têm ampliado a capacidade de terminais com sistema PIDS, como sensores baseados em COTDR, onde um enorme volume de dados precisa ser processado e analisado em tempo real.”

Avanços tecnológicos

“A integração e a disposição em camadas de diferentes tecnologias relacionadas ao PIDS continuam a oferecer aos clientes as melhorias mais significativas para a segurança do local. Os benefícios são claros: combinar tecnologias econômicas pode reduzir os alarmes incômodos e, ao mesmo tempo, alavancar seus pontos fortes individuais,” conta Stewart Dewar, gerente de produto da PIDS Solutions na Senstar, fornecedora global de soluções PID VMS há mais de três décadas.

“Por exemplo, recentemente protegemos o perímetro de um grande aeroporto do meio-oeste, usando sensores de fibra ótica nas cercas e cabos de RF enterrados, trabalhando em cooperação. Uma preocupação central do cliente era o potencial para uma alta taxa de alarmes incômodos gerados pelo tráfego de pedestres nas proximidades e pelo transporte público. O sistema implantado mantém sua alta potencialidade para coibir intrusões, enquanto rejeita os possíveis alarmes gerados por perturbações de perímetro inocentes (por exemplo, alguém encostado em uma cerca enquanto espera por um ônibus).”

Agregando novas tecnologias

Outra combinação de tecnologia que está recebendo muita atenção é o aumento de sensores PIDS físicos com análise de vídeo. Os avanços em hardware e software melhoraram as capacidades analíticas de vídeo e, ao mesmo tempo, reduziram seu custo, tornando a tecnologia disponível para os clientes anteriormente mal servidos, ” explica Dewar. “Nesses cenários, os sensores PIDS continuam sendo o principal meio para detectar possíveis intrusões, enquanto a análise de vídeo aprimora e caracteriza a detecção de invasões. Por exemplo, o rastreamento de pessoas e veículos pode melhorar a precisão de rastreamento e classificação, a PTZ automática melhora a cobertura de vigilância e reduz os recursos de pessoal de segurança. E o reconhecimento de placas permite criar a lista negra de veículos em um local.”

Maira Zanrosso, diretora de vendas e marketing da Southwest Microwave Inc. , insiste que, embora a segurança cibernética seja, uma das principais preocupações da indústria de segurança, devido à crescente dependência das soluções em rede, os sistemas PID continuam sendo a primeira linha de defesa da maioria. operações empresariais.

“Embora a cibersegurança agora tenda a estar na vanguarda da discussão do sistema de segurança, os sistemas de segurança física e, mais especificamente, a segurança de perímetro, também se tornaram essenciais para proteger os ativos críticos e os principais recursos de hoje. No geral, os requisitos de segurança estão tendendo para controles mais rígidos com padrões de segurança regulamentados nacionalmente que integram tecnologias de detecção, avaliação e resposta”, diz ela. “Infelizmente, há uma flexibilidade limitada na infraestrutura de TI para que essas conexões de equipamentos de terceiros acessem redes seguras. Como tal, a tecnologia PIDS está tendo que evoluir para não apenas fornecer uma maior probabilidade de detecção com menores taxas de alarmes incômodos, mas também maior adaptabilidade para obter isolamento e integração de ambos os sistemas.

Diminuição de custos

Reynolds, da FFT, acrescenta que outra tendência crescente para os sistemas PID é sua capacidade de proteger perímetros mais longos a partir de um único controlador, o que ajuda a reduzir o investimento geral de capital de uma organização. Ele cita, como exemplo, a última geração do produto de sua empresa, que é o Aura Ai-2 de dois canais que pode cobrir 37 milhas com 30 km por canal (18,5 m) com precisão de localização exata (+/- 1m a 4m). O controlador também pode reduzir a redundância.

“À medida que o custo para proteger extensos perímetros cai, a indústria deve empurrar as primeiras camadas de segurança para aumentar as distâncias de impedimento e aumentar os tempos de alerta de uma possível quebra de segurança. A verificação secundária ainda pode ser obtida com o suporte de câmeras de vigilância ou drones, ” diz Reynolds.

Talvez nenhuma tecnologia seja vista sob um holofote mais intenso do que os sistemas PID, devido às preocupações atuais da administração relacionadas à segurança das infraestruturas fronteiriças e críticas. À medida que o presidente Trump fala da construção de um “muro” para proteger a fronteira sul da nação, a praticidade e a realidade orçamentária ditam mais dependência da tecnologia do que do concreto.”

Gestão de segurança

Como a situação de segurança do mundo permanece instável e estamos testemunhando um aumento significativo no número de intrusões de perímetro, as organizações estão se tornando mais conscientes das ameaças, levando a um aumento na demanda por soluções para mitigar o risco operacional”, afirma Reynolds. “Portanto, um dos maiores desafios para os setores de infraestrutura crítica e segurança de fronteira é fornecer um sistema de segurança de perímetro com boa relação custo-benefício capaz de proteger uma fronteira longa ou grande local de infraestrutura e detectar e relatar com precisão a localização de intrusões até o usuário final, enquanto lida com as complexidades de atividades associadas e ambientes específicos do local. Isso requer o processamento e a análise em tempo real de volumes complexos e grandes de dados ou sinais de diferentes sensores e tecnologias, e precisa ser feito no contexto de uma solução de segurança em várias camadas”.

Dewar concorda que o mercado de infraestrutura crítica, especialmente o setor de energia, continua sendo uma área de foco intenso em relação à segurança física e considera que para empresas de segurança de perímetro, isso significa trabalhar com clientes para ajudá-los a atender aos requisitos atuais de segurança regulatória.

“Por exemplo, a NERC (North American Electric Reliability Corporation) exige que todos os provedores de energia em massa cumpram os padrões de confiabilidade CIP (Critical Infrastructure Protection, proteção de infraestrutura crítica). A segurança de perímetro é um elemento chave para a proteção de ativos críticos, e os provedores estão procurando soluções inovadoras que possam resolver suas preocupações de segurança, especialmente para locais remotos ou desabitados”, diz Dewar.

Ele acrescenta que há um interesse renovado em tecnologias de sensoriamento por fibra óptica enterrada para proteção de fronteiras para ajudar os oficiais a detectar cruzamentos ilegais tanto acima quanto abaixo do solo. As áreas de fronteira, especialmente aquelas na América do Norte, exigem sensores que suportam detecção em distâncias extremamente longas.

Proteger a infra-estrutura crítica e as fronteiras em todo o mundo tem sido o foco principal da Southwest Microwave desde a introdução de suas tecnologias em 1971, aponta Zanrosso.

Demanda

“À medida que as ameaças a esses ativos se tornaram mais sofisticadas e generalizadas, observamos um crescimento proporcional em todo o setor nas opções de inovação e tecnologia da PIDS. Para um usuário que invista muitos dólares na proteção desses recursos essenciais, filtrar um labirinto de opções para chegar à solução ideal pode representar um tremendo desafio.”

“Para maximizar o valor para nossos clientes, adotamos uma abordagem multifacetada para a mitigação de riscos de infraestrutura crítica: investimento em pesquisa e desenvolvimento agressivo para fornecer tecnologias de detecção com recursos exclusivos de ajuste digital que maximizam a probabilidade de detecção e a prevenção de alarmes incômodos. Concentre-se no fornecimento de sensores inteligentes orientados por software flexíveis e fáceis de usar, de modo a manter o treinamento, a implementação e os custos de alteração do sistema baixos, reduzindo o custo total de propriedade do sistema. Por fim, o contínuo incentivo de parcerias tecnológicas para garantir a facilidade de integração e a interoperabilidade do sistema como proteção em camadas torna-se a norma para um ambiente de alta segurança,” conclui Zanrosso.

Construir um sistema PID eficaz requer um conceito de tecnologias abertas, diz Dewar, da Senstar, enfatizando que, para um sistema de segurança se beneficiar da coordenação de múltiplas tecnologias, as interfaces de integração padrão são a chave.

“Ao adotar padrões abertos, plataformas e mecanismos de comunicação, fornecemos aos integradores opções diferentes, permitindo que escolham o que é melhor para os usuários finais. Também somos membros do Fórum de Interface de Vídeo de Rede Aberta (ONVIF) e apoiamos o desenvolvimento e a adoção de padrões abertos para dispositivos de vídeo IP e software, ”afirma Dewar, que também apregoa o relacionamento prático de sua empresa com seus clientes. “Uma parte importante de nosso foco no cliente é ouvir seus requisitos e oferecer produtos que atendam às suas necessidades, tanto em termos de segurança de perímetro quanto de facilidade de implantação. Isso pode envolver o projeto de sensores de perímetro que evitam os dispendiosos requisitos de infraestrutura ou reduzem drasticamente os custos operacionais do cliente.”

Reynolds diz que a abordagem FFT também dita uma multiplicidade de tecnologias que podem expandir as capacidades de um sistema perfeitamente integrado para incluir mais de 50 fornecedores de soluções de terceiros.

“Quando se trata de proteger um perímetro, não existe uma única tecnologia que forneça a solução completa. Um sistema de detecção de intrusão de perímetro é apenas uma peça única de um programa e solução de segurança maior. A chave para garantir os perímetros é usar uma abordagem em várias camadas que inclua uma combinação de uma barreira física (cerca), câmeras de CCTV, controle de acesso e detecção de intrusão de perímetro,” enfatiza.

Sobre o autor: 

Steve Lasky é o diretor editorial da SouthComm Security Media, que inclui as publicações impressas Security Technology Executive, Security Dealer & Integrator, Locksmith Ledger Int’l e o portal de segurança Web mais vasto do mundo, SecurityInfoWatch.com. Ele é um veterano de 30 anos do setor de segurança e um membro de 27 anos da ASIS.

Fonte: FFT