Focado em promover a segurança e rapidez nas ruas, o ITS, ou Sistema Inteligente de Transporte, vem sendo bastante utilizada por várias cidades ao redor do mundo. Ele funciona usando tecnologia de ponta e informando o usuário sobre possíveis condições e acidentes que possam afetar sua viagem. Assim, essa gestão é responsável por não só diminuir o número de acidentes no trânsito, mas também para garantir o conforto e proteção de ambos motorista e passageiro.

A crise da mobilidade urbana

Congestionamento na parte da manhã. Trânsito intenso.

Atualmente, o trânsito é uma das maiores dores de cabeça da população. Além de causar acidentes, ainda é responsável por estresse, emissão de gases poluentes, atrasos e prejuízos. O Brasil é um dos maiores exemplos disso. Sua maior metrópole, a capital de São Paulo, possui 8,6 milhões de veículos motorizados, ou seja, 7 veículos a cada 10 habitantes. Isso ocasiona grandes congestionamentos durante horários de pico.

A “crise de mobilidade urbana”, ou seja, quando o Estado não consegue oferecer condições de deslocamento pelas cidades, é causada por alguns fatores. A falta de planejamento urbano, o incentivo à indústria automobilística, entre outros. A precariedade dos transportes públicos também pode ser incluída nessa lista. Isso porque, com uma maior qualidade desses meios, menos pessoas iriam optar por comprar carros, por exemplo.

Em vista desses fatos, percebe-se a necessidade de otimizar a dinâmica atual do trânsito, e é ai que a gestão da mobilidade urbana entra.

A solução

A gestão de mobilidade urbana atua, por meio do ITS, oferecendo soluções, planos e métodos que não atingem somente a questão do trânsito, mas também auxiliam, por exemplo, a questão econômica. Em uma pesquisa feita pela Organização Pan Americana de Saúde, foi revelado que os acidentes de trânsito podem custar até 3% do PIB de um país.

Para realizar essa supervisão, alguns métodos e ferramentas usadas são:

  • Sistema de Operação e Gestão de Rodovias
  • Previsões de Tráfego e Tempo
  • Informação ao Usuário (SAE, PMVs, navegadores)
  • Radares e Vídeo Inteligente (OCR, DAI)
  • Banco de Dados (estatísticas e gestão, web)
  • Operação e Manutenção
  • Planos de Emergência

Os objetivos da gestão da mobilidade urbana

A gestão da mobilidade urbana visa melhorar a dinâmica do trânsito. Alguns de seus objetivos são:

  • Diminuir a quantidade de congestionamentos e o prejuízo causado por eles;
  • Diminuir a quantidade e o prejuízo causado por congestionamentos não-naturais (causados por acidentes, por exemplo);
  • Aumentar a segurança no trânsito.

Smart Cities

Ao pensar em “cidades inteligentes” , o que vem em mente? Um lugar futurista, retirado de um filme de ficção? Na verdade, uma smart city nada mais é que uma cidade que incorpora tecnologias em sua gestão urbana, visando facilitar o cotidiano de seus cidadãos. Um exemplo perfeito de tecnologia utilizada nas smart cities é a gestão de mobilidade urbana.

Concluindo, a gestão de mobilidade urbana com o ITS é uma ótima solução para a crise de mobilidade vivida hoje no país. Seguindo o exemplo de cidades como Amsterdã, é possível otimizar o trânsito, e continuar prezando pela segurança das pessoas.

Gostou desse post? Leia também:

A solução para o problema da segurança no ambiente escolar