Os donos de fazendas e outras propriedades rurais estão sofrendo com roubo de máquinas, insumos, equipamentos e até animais. A insegurança no campo tem crescido muito nos últimos anos. Alguns especialistas apontam a mecanização das atividades agrícolas como um dos motivos que fez despertar o interesse dos bandidos. Isto porque, atualmente, várias fazendas possuem maquinários caros e de alto valor agregado. O roubo de fertilizantes e de defensivos agrícolas também tem atraído a atenção dos ladrões por se tratar de insumos bastante valorizados e de fácil revenda no mercado negro.

Muitos fazendeiros e proprietários rurais buscam se proteger por meio dos sistemas de segurança tradicionais como cercas elétricas e câmeras de vigilância. Mas isso não tem impedido a ação dos bandidos. Em muitos casos, a área a ser protegida é muito extensa, o que faz com que as cercas – eletrificadas ou não – não sejam eficientes para impedir a invasão. As câmeras também parecem não intimidar os ladrões, já que a maioria dos roubos é cometida na calada da noite e com pouca iluminação, o que prejudica a identificação dos bandidos.

Tecnologia aliada a segurança

Uma nova tecnologia pode revolucionar a segurança patrimonial rural. Estamos falando do novo sistema de detecção de intrusão por fibra óptica. Esta tecnologia permite o monitoramento do perímetro de qualquer área ou propriedade rural. O sistema utiliza cabos de fibra óptica como elemento sensor para detectar e determinar a localização da perturbação ocasionada por intrusões. Ou seja, o sistema detecta qualquer aproximação, seja de veículos ou de pessoas, onde a fibra óptica está instalada. Além disso, a fácil instalação é um dos grandes atrativos ao mercado rural, vide a facilidade de passagem do cabo enterrado ao longo de grandes faixas perimetrais e extensões rurais.

Esta tecnologia é recente e chega ao Brasil pela empresa de tecnologia Mobilitex. A empresa é especializada em integração de sistemas e possui know-how no desenvolvimento de projetos de segurança e na sua implementação. A Mobilitex possibilita ao consumidor final altos níveis de desempenho vide o desenvolvimento de projetos específicos, distribuição e instalação do sistema de detecção por fibra óptica, suporte técnico, garantia e assistência técnica. Todas estas vantagens são apresentadas ao mercado Latino-americano graças a uma parceria firmada com a FFT (Future Fibre Technologies), empresa que desenvolveu o sistema e é responsável pela sua instalação em mais de 70 países.

Portanto, proprietários rurais e fazendeiros podem agora contar com esta tecnologia de ponta em segurança patrimonial aqui no Brasil trazida pela Mobilitex.  A tranquilidade pode voltar as áreas rurais por meio da fibra óptica e detecção avançada de ameaças.