Fibra Óptica no Brasil

O tema provedor de internet é bastante complicado no Brasil. É muito comum que as experiências com algumas empresas provedoras deste serviços no país sejam frustrantes. Embora o quadro da fibra óptica no Brasil não seja tão favorável, as pesquisas que buscam proporcionar uma internet mais rápida e dinâmica não param. A intenção de utilizar a fibra óptica é exatamente fazer com que a velocidade dos dados seja cada vez maior.

Pesquisas mostram nova forma de transmissão

Em uma pesquisa publicada pela Nature Communications, uma revista científica foi revelado uma nova forma de transmissão de dados transmitidos por fibra óptica. Esta maneira de conexão é muito superior a que é feita por meio de fios de cobre. Composta por fibra de vidro flexível a fibra óptica interpreta os dados por flashes de luz em altíssima velocidade, observando também a orientação e cor do transmissor.

A novidade descoberta pela pesquisa estaria presente na forma em que estes dados seriam interpretados, eles passariam a ser colocados em forma de espiral, como o DNA. Desta maneira, estariam fornecendo uma dimensão adicional para os receptores. Esta forma consegue aumentar em até 100 vezes a velocidade de transmissão dos dados, visto que o volume carregado pelos pulsos luminosos é ainda maior. E, também, ser adicionado a conexões já existentes sem custo exagerado.

Realidade distante

Infelizmente, o novo sistema não deve ser adotado tão cedo. A pesquisa ainda busca torna-lo comerciável e fazer com que empresas do ramo se interessem por ele. Por causa disso, este novo sistema só deve se tornar realidade dentro de algumas décadas.