Com o problema atual da falta de segurança, muitas alternativas surgem quando o assunto é a proteção dos seus bens. Os esforços feitos para impedir invasões à propriedade privada são classificados como proteção perimetral.

O que é proteção perimetral?

Como o nome já diz, esse sistema serve para proteger um perímetro específico. Esse método de segurança patrimonial pode ser dividido em três barreiras que impedem a intrusão. São elas:

  • Barreiras físicas: Muros, cacos de vidro e cercas são ótimos exemplos desse tipo de barreira. Possuem o objetivo de dificultar ou impedir a invasão
  • Barreiras psicológicas: esse tipo de barreira é muito importante, pois quanto maior for a percepção de risco do criminoso, menores são as chances de invasão. Placas de aviso, seguranças armados e até mesmo cercas podem ser barreiras psicológicas.
  • Barreiras tecnológicas: Integrados por meio de um sistema, essas barreiras são as que a Mobilitex foca. Câmeras, drones, centrais de controle e dispositivos portáteis entram nessa categoria.

Qual a importância da proteção perimetral?

A segurança é um dos principais fatores que definem a dinâmica do trabalho. Em ambientes seguros, os funcionários se sentem mais confortáveis para trabalhar. Além disso, a proteção perimetral é muito importante na proteção de bens pessoais.

A fibra ótica no controle do perímetro

A alta velocidade de processamento de dados e informações da fibra óptica, quando utilizada em um sistema de segurança integrado, melhora a eficiência com a qual ameaças são analisadas, e a rapidez com que elas serão resolvidas. O uso dessa tecnologia na segurança é chamado de Sistema de Detecção de Intrusão por Fibra Óptica.

Esse sistema utiliza cabos de fibra óptica como elemento sensor para detectar e determinar a localização da perturbação ocasionada por inferências e intrusões, garantindo rapidez e eficiência no processamento de dados. Suas características são:

  • Sistema com tecnologia militar;
  • Detecta milhões de frequências de ondas;
  • Permite monitorar longos trechos, indo de 5km até 80km com um único equipamento;
  • Processa e identifica sons específicos, como a abertura de uma tampa de uma caixa de passagem.

Como funciona

Os cabos sensores de fibra ótica são conectados a controladores que processam os sinais de ondas dentro da fibra. Com isso, um controlador transmite feixes de laser pela fibra óptica. Isso serve para monitorar e analisar constantemente o retorno do sinal, buscando por interferências no cabo sensor.

Caso haja alguma anomalia, analisadores de sinais e algoritmos de software determinam a localização e a natureza dos distúrbios ocasionados por interferência e intrusão, enquanto o software elimina distúrbios ocasionados por atividades secundárias.

O que é FFT CAMS?

O FFT CAMS (do inglês Central Alarms Monitoring System) pode ser definido como um sistema para exibir, monitorar e controlar os sinais de alarme que são emitidos. Com sua interface intuitiva e facilidade do uso, é quem transporta a informação enviada pela fibra óptica às ferramentas de gestão de segurança para que se tomem as medidas necessárias. Algumas de seus suas características são:

  • Alerta avançado de intrusão e interferência 24/7;
  • Tecnologia comprovada entregando alta confiabilidade com baixa manutenção;
  • Integração com sistemas;
  • Intrinsecamente seguro;
  • Imune a EMI, RFI e descargas atmosféricas;
  • Custo efetivo com alto desempenho de detecção.

Sistema Integrado

Além de ser uma barreira tecnológica, o sistema de detecção de intrusão por fibra óptica pode ser utilizado nos outros tipos de barreiras. Uma placa avisando que aquela propriedade está sendo protegida com tecnologia de ponta ajuda a aumentar a percepção de risco da invasão.

No caso das barreiras físicas, os cabos de fibra óptica podem ser instalados nas cercas, emitindo alarmes em tentativas de corte, escalada e levantamento.

Em relação aos dispositivos tecnológicos, esse software se integra com mais de 40 sistemas de gestão de segurança, como: controle de acesso, iluminação, sensores e até mesmo drones com piloto automático, que vão até o lugar sinalizado pelo sistema para avaliar a situação. Além disso, o software ainda pode ser configurado para enviar e-mails ou mensagens para dispositivos móveis. Em casos de emergência, essa rapidez de troca de informações faz toda a diferença.

Tendo visto essas informações, é possível perceber a eficiência das barreiras tecnológicas na segurança patrimonial. Mesmo assim, vale lembrar que a melhor maneira de se defender de invasões é integrando os diferentes tipos de barreiras.

Gostou desse post? Leia também:

A solução para o problema de segurança no ambiente escolar