Na hora de escolher uma escola para o seu filho, o que pesa mais? Educação? Atividades extras? E a segurança? Numa pesquisa conduzida pelo Ibope em 2010, 87% dos entrevistados disseram que a procura por um ambiente seguro é o principal fator observado na hora de tomada de decisão. Sabendo disso, é preciso perguntar: quais as medidas necessárias para melhorar a proteção das escolas? A resposta está num conceito ainda pouco utilizado nesse setor, mas que já tem sua eficiência comprovada em várias outras áreas: o uso da fibra óptica. Mas como ela pode ajudar?

Sistema de detecção de intrusão por fibra óptica

O sistema de detecção serve, como o nome já diz, para detectar qualquer tipo atividade suspeita no espaço que delimita. Quer um exemplo? Vamos supor que a sua escola seja protegida por cercas e grades. Nesse caso, a fibra óptica é instalada nos alambrados para detectar escaladas, levantamento, ou se o intruso cortou a cerca. Isso funciona da seguinte maneira: esses cabos são conectados a controladores FFT (Future Fibre Technologies) que, aliados ao circuito de câmeras (o FFT CAMS), consegue mostrar em um mapa digital exatamente onde o alarme foi disparado. Confira o infográfico a seguir:

Além do extenso alcance (que vai de de 5 a 80 quilômetros), o sistema de detecção também é capaz de identificar e processar sons específicos (uma cerca sendo cortada, por exemplo).

O que é FFT CAMS?

O FFT CAMS (do inglês Central Alarms Monitoring System) pode ser definido como um sistema para exibir, monitorar e controlar os sinais de alarme que são emitidos. Com sua interface intuitiva e facilidade do uso, é quem transporta a informação enviada pela fibra óptica às ferramentas de gestão de segurança para que se tomem as medidas necessárias. Algumas de seus suas características são:

  • Alerta avançado de intrusão e interferência 24/7
  • Tecnologia comprovada entregando alta confiabilidade com baixa manutenção
  • Integração com sistemas
  • Intrinsecamente seguro.
  • Imune a EMI, RFI e descargas atmosféricas
  • Custo efetivo com alto desempenho de detecção


Integração com outros sistemas

A relação com o circuito de câmeras é só mais uma das inúmeras opções que o FFT CAMS oferece. Esse software se integra com mais de 40 sistemas de gestão de segurança, como: controle de acesso, iluminação, sensores e até mesmo drones com piloto automático, que vão até o lugar sinalizado pelo sistema para avaliar a situação. Além disso, o sistema ainda pode ser configurado para enviar e-mails ou mensagens para dispositivos móveis. Em casos de emergência, essa rapidez de troca de informações faz toda a diferença.

Infográfico que fala sobre as possibilidades de integração oferecidas pelo FFT CAMS.
A integração oferecida pelo FFT CAMS agiliza o processo de recebimento de informações.

A fibra óptica é segura?

O uso de fibra óptica para segurança já é estabelecido, sendo usado em oleodutos, presídios e aeroportos. Porém, como toda tecnologia que está prestes a entrar em um novo setor, o Sistema de Detecção de Intrusão pode ser questionado como meio de segurança escolar. Caso você ainda não acredite que este é um método confiável, confira alguns casos em que a nossa empresa atuou com o uso de fibra óptica.

Resumindo, com o aumento dos casos de violência em ambientes escolares, é preciso que se adotem medidas que garantam a segurança de estudantes, professores e funcionários. Com a implantação da fibra óptica no esquema de segurança escolar, acontecimentos que poderiam se desdobrar em tragédias são rapidamente detectados e resolvidos pela equipe de segurança responsável. Quer saber mais sobre o assunto? Confira nosso post sobre Detecção de Intrusão de Perímetro.