Com um nome que parece retirado dos filmes de ficção, o conceito de “cidades inteligentes” pode parecer muito avançado, ou uma coisa que só vai acontecer no futuro. Porém, o titulo de Smart City se refere à toda cidade que envolve a tecnologia em suas políticas urbanas. O uso dessa tecnologia ajuda em questões fundamentais, como trânsito, meio ambiente, segurança e educação. Cidades como Nova York, Amsterdã e Tóquio são algumas que já possuem esse título, por exemplo.

A Internet das Coisas

Como um grande sistema nervoso, a Internet das Coisas é o modo pelo qual objetos físicos estão conectados uns com os outros, e com o usuário. Itens como geladeiras, Smart TVs, carros e smartphones são ótimos exemplos disso. A IoT, como é chamada, é muito importante para as Smart Cities, pois permite a integração do cidadão com o sistema da cidade.

Big Data

Ao falarmos em sistemas que abrangem centro urbanos inteiros, falamos em uma quantidade enorme de dados. Isso é Big Data. Esses dados podem ser analisados em 3 aspectos:

  • Volume: A quantidade de dados que irão ser analisados
  • Velocidade: A rapidez com a qual esses dados serão analisados
  • Variedade: os tipos de dados que serão analisados

Nos últimos tempos, outras duas variáveis surgiram: Veracidade e Valor. Veracidade se refere ao quanto os dados são confiáveis, enquanto Valor diz respeito aos benefícios que essa análise dos dados vai trazer para a sua proposta. São essas 5 categorias que definem a eficiência do processamento de dados do seu sistema.

Áreas de atuação

Ao falarmos em smart city, devemos pensar nas funções que a tecnologia pode desempenhar para ajudar no dia a dia. Algumas delas são:

Trânsito

trânsito intenso em uma cidade, na parte da manhã

Um dos principais problemas dos grandes centros urbanos, o trânsito tem se tornado uma dor de cabeça para os cidadãos. Nesse caso, de que maneira a tecnologia pode ajudar? Com a integração de sistemas, tanto do cidadão quanto do operador, fica muito mais fácil saber qual o melhor horário pra sair de casa, por exemplo.

Outro exemplo são os semáforos inteligentes que, assim como o GPS, recebem informações via satélite, o que os ajuda a se ajustarem para dar mais fluidez ao trânsito.

Com o uso de radares e câmeras inteligentes, pode-se identificar com muito mais rapidez situações que estão provocando congestionamentos. Além disso, também permitem que alertas sejam enviados aos motoristas sobre a situação.

Sustentabilidade

painel solar em um campo

Para essa área, vamos usar o exemplo da Smart City de Yinchuan. Com um projeto que começou em 2013, essa pequena cidade na China já é referência quando se trata em soluções sustentáveis integradas com tecnologia. Essas soluções vão desde sistemas de purificação de água, até latas de lixo que, energizadas por painéis solares, emitem sinais para os coletores quando estão cheias.

Segurança

duas câmeras de vigilância

Outro ponto que preocupa muito nos centros urbanos, a questão da segurança pode ser auxiliada pela tecnologia. Por isso, uma das maiores tendências nesse setor é a vigilância por inteligência artificial. Isso inclui: câmeras de alta eficiência, sistema de reconhecimento facial, análise inteligente de imagens e maior integração entre os operadores de emergência (bombeiros, policiais, etc).

Nessa área, também pode ser incluída a questão da iluminação pública. Por isso, a modernização dos postes pode ajudar a aumentar os índices de segurança em áreas públicas.

Turismo

Essa integração entre sistemas serve até mesmo para movimentar o turismo nas Smart Cities. Criar aplicativos e roteiros de viagem personalizados para os visitantes é uma das possibilidades. Além disso, usando novamente o exemplo de Yinchuan, a tecnologia pode ser usada para otimizar o atendimento aos turistas. Em seu Hall da Cidade, os visitantes não são recebidos por pessoas, e sim por hologramas, que estão prontos para responder as perguntas mais comuns.

Cada vez mais presentes no cenário mundial, as cidades inteligentes mostram que a integração de sistemas representa um avanço não só no cotidiano, mas também em questões públicas.